Image

    Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do ecossistema portuário.

    O GUIA


    O Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade: A Estratégia ESG se apresenta como uma bússola para o entendimento e prática da sustentabilidade no setor portuário, foi construído a partir do levantamento e análise de literatura dedicada, análise das boas práticas em ações ambientais, sociais e de governança, coleta de dados em informações públicos e diretamente nas organizações portuárias. As bases conceituais vão ao encontro do conceito de sustentabilidade em suas dimensões econômica, ambiental e social e sua extensão às estratégias Environmental, Social, Governance (ESG).
     

    QUEM PRODUZIU?


    O Guia é o resultado da construção coletiva da academia, de pesquisas cientificas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão, da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).

    PARA QUEM É ESTE GUIA?


    Não é só para portos públicos ou para terminais privados. Desenvolvemos este Guia para todo o sistema portuário, incluindo portos públicos, terminais privados, arrendatários, operadores, armadores, agências marítimas, transportadores, academia e demais organizações do ecossistema portuário.
    O Guia apresenta a visão dos próprios stakeholders do ecossistema portuário e é balizada pelas melhores práticas nacionais e internacionais de construção de guias de referência para indústrias específicas.

    METODOLOGIA


    A metodologia compreendeu revisão bibliográfica, análise regulatória, análise de conteúdo, análise digital, entrevistas, questionários, visita técnica e benchmarking.

    CONTEÚDO


    O Guia é composto por uma breve conceituação e análise do conceito de sustentabilidade na direção das estratégias ESG, a tipologia das melhores práticas nas dimensões ambientais, sociais e de governança de Políticas, Planos, Programas, Projetos, Processos e Parceiras. Da mesma forma, o Guia identifica os públicos relevantes (stakeholders), ou seja, para quem e como as estratégias ESG são desenvolvidas em seus temas materiais, sob o prisma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, na Agenda 2030, e da observância irrestrita à legislação e consideração dos requisitos de certificações voluntárias disponíveis no mercado. Avança também com um mapeamento das principais regulamentações nacionais sobre os temas ambientais, sociais, de governança e sobre o enfoque das relações porto-cidade.O Guia conclui com a proposição de uma jornada para a sustentabilidade portuária, compreendendo ações para seu público interno (corpo diretivo e colaboradores) e externo, de fornecedores, clientes, entidades regulamentadoras, acionistas, de modo a orientar e buscar a relação harmoniosa e sustentável entre os portos e suas cidades.

    REALIZAÇÃO

    Image
    Image
    Image

    APOIO INSTITUCIONAL

    Image

    DOWNLOAD DO E-BOOK

    Versão em Português

    capa-mock.png

    Clique na imagem acima e tenha acesso a versão digital do Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade: A Estratégia ESG.
    Boa Leitura e Compartilhe esse conhecimento!

    English Version

    capa-mock_en.png

    Click on the image above and access the digital version of the Sustainability Best Practices Guide: The ESG Strategy. Enjoy your reading and share this knowledge!
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF