Notícias

    ATP, Antaq e Marinha nos Terminais Privados da Região Norte

    A região amazônica, que no primeiro semestre de 2022 respondeu por mais de 90% da movimentação de cargas por hidrovias no país, recebeu uma importante comitiva nesta segunda, 23 de janeiro. Diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq e o comandante do 4º Distrito Naval visitaram terminais privados que fazem movimentação de grãos na região de Barcarena – PA.

    A comitiva estava formada pelo diretor-presidente da ATP - Associação de Terminais Portuários Privados, Murillo Barbosa, pelo Diretor-Geral Eduardo Nery, e os diretores recém-empossados Almirante Wilson Pereira Lima e Alber Furtado de Vasconcelos Neto da Antaq, pelo vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho comandante do 4º Distrito Naval, e demais convidados. O grupo visitou por terra e por água os Terminais de Uso Privado da Hidrovias do Brasil, Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), associados da ATP, e o Unitapajós.

    No Terminal de Vila do Conde, da Hidrovias do Brasil, conheceram o funcionamento da operação, com destaque para o recém-inaugurado simulador de manobras para navegação interior, inédito no Brasil. Já no TGPM, foram apresentados a parte da estrutura do terminal que presta serviços de recebimento, armazenamento e embarque de grãos, onde também realizaram o plantio de árvores. No Unitapajós fizeram um circuito para conhecer as operações que envolvem o escoamento de grãos no corredor norte pela hidrovia Tapajós-Amazonas. “As atividades de carga e descarga de grãos e fertilizantes que ocorrem nesses TUP, envolvendo terminal x navios x barcaças são impressionantes! Uma admirável logística permeia o processo e a ANTAQ possui um papel fundamental na regulação dessas atividades”, comentou o almirante Wilson Lima, diretor da Agência.

    Após um dia de intenso aprendizado e troca de conhecimentos, o jantar de confraternização aconteceu na Casa do Saulo, tradicional restaurante da região de Belém. “Muito orgulho em apresentar a eficiência portuária dos terminais privados, principalmente na área das commodities. Assim, essa visita foi muito positiva para apresentar esse potencial da região para a Marinha e a Antaq”, disse Murillo Barbosa.

     
     
     

     

    Tathiane Mesquita
    Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 /
    tathiane@portosprivados.org.br

     
    Publicado em 25/01/2023
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF