Notícias

    ATP defende plano integrado de logística para ampliar a competitividade

    No Fórum Brasil Export, Diretor Presidente Murillo Barbosa sugere política setorial integrada com foco nos gargalos de infraestrutura

    O presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, destacou, nesta quarta-feira (29/9), no fórum Brasil Export 2021, que o país precisa avançar na infraestrutura e logística para ampliar a competitividade e a viabilidade das exportações brasileiras. “A competitividade do país tem relação direta com a infraestrutura”, comentou, destacando que nos últimos 10 anos o Brasil investiu apenas 2% do PIB em infraestrutura enquanto países emergentes investiram de 4% a 5%.

    Barbosa apresentou o painel “Desafios logísticos e de infraestrutura no Brasil para o setor produtivo” e defendeu a aplicação de uma política setorial integrada com foco na diminuição dos gargalos logísticos brasileiros. Entre os debatedores do painel, representantes de associadas da ATP, como Cargill e Suzano, criticaram o excesso de burocracia e o pouco investimento público nos acessos terrestres e aquaviários.

    “O Brasil está carente de todos os tipos de infraestrutura logística. Até as rodovias precisam de mais qualidade e manutenção”, observou o Diretor de Relações Governamentais da Cargill, Clythio van Buggenhout. A Gerente-Executiva de Planejamento, Inteligência de Negócios e Performance da Suzano, Silvia Pela, ressaltou os desafios diários que são enfrentados pela companhia para garantir a performance e o grande volume de operações de exportação.

    “A logística é a viabilizadora da competitividade das grandes exportadoras brasileiras. É um fator decisivo na escolha de uma nova planta industrial da empresa. Precisamos que o país se antecipe às demandas logísticas de melhorias e infraestrutura de acesso aos portos. Os desafios não são poucos”, ponderou Silvia.

    O Fórum Brasil Export reuniu as principais lideranças e autoridades do setor logístico e de infraestrutura portuária do país, e foi realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, em Brasília (DF). A ATP é uma das patrocinadoras do evento e o Diretor Presidente, Murillo Barbosa, integra o Conselho Nacional do Brasil Export.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 30/09/2021
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF