Notícias

    Minfra autoriza ampliação de terminais, aumento de capacidade e três novos TUPs

    O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou nesta quarta-feira (7/7) três novos contratos de autorização de TUPs (Terminais de Uso Privado) e oito aditamentos de contratos em vigor. No total, o Minfra (Ministério da Infraestrutura) prevê 1,4 bilhão de investimentos privados. Quatro associadas da ATP foram contempladas com autorização de ampliações, perfil de carga e aumento de capacidade.

    O Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa, que esteve presente à cerimônia, lembrou que a carteira de investimentos dos TUPs é a maior do setor de infraestrutura. Ao longo dos últimos oito anos foram mais de 40 bilhões de investimentos. “Os terminais privados são muito competitivos e investem cada vez mais na ampliação de seus negócios”, declarou.

    Entre os associados da ATP, a Imetame, de Aracruz (ES), teve alteração de perfil de carga autorizada para incluir carga conteineirizada, além de granéis sólidos, líquidos e gasosos. Já a Hidrovias do Brasil, conseguiu autorização para aumento da capacidade de granéis sólidos (grãos vegetais e farelo) em seu terminal de Barcarena (PA).

    O Porto de Chibatão, em Manaus (AM), teve sua ampliação aprovada e o Terminal de Itaguaí, do Porto Sudeste, obteve autorização para alteração no perfil de carga para incluir granel líquido. “O investimento privado vai ser o grande motor para superar nossos desafios logísticos. Em plena pandemia, o setor portuário cresceu 4,2% em 2020 com mais de um bilhão de toneladas movimentadas”, destacou o Ministro da Infraestrutura. Ele enfatizou ainda as melhorias de acesso pelas rodovias e os processos de desestatização dos portos do Espírito Santo e de Santos (SP).

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 09/07/2021
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF