


Durante o 12º Encontro ATP, realizado dia 23/10, em Brasília, a ATP - Associação de Terminais Portuários Privados promoveu o painel “A inovação como indutora do desenvolvimento portuário”, que reuniu especialistas para discutir como a tecnologia e a colaboração estão moldando o futuro dos portos brasileiros. A moderação foi da diretora-executiva, Gabriela Costa: “A inovação é um tema que não pode ser tratado sozinho, é uma jornada colaborativa. O momento é de construir pontes e fazer conexões.”
O painel apresentou cases inspiradores de empresas nacionais que mostraram, na prática, o avanço da inovação no setor: Gênesis Gonsalves de Almeida, CEO e fundador da R1 Asset Integrity apresentou a “Transformação Digital da Gestão de Integridade de Ativos” aplicada no Porto de Houston; Roger Bittencourt, CEO da RB Software, apresentou a “Utilização de IA para a Segurança nas Operações Portuárias”; e Priscila Farias, diretora da UMI SAN, falou da "Inovação em Limpeza de Casco com ROV: apoio aos Terminais Privados na Agenda IMO de Descarbonização e Biossegurança Marinha”.
💡 As apresentações destacaram projetos de inovação que estão impulsionando a eficiência, a segurança e a sustentabilidade no setor portuário. Os painelistas ainda comentaram sobre as soluções para os portos do futuro e foram citadas a automação, governança dos dados e embarcações/veículos autônomos como essenciais nessa transformação.
O painel reforçou a mensagem central do encontro: a inovação é o caminho para o desenvolvimento e a competitividade do Brasil no cenário logístico global. ⚓✨


