Notícias

    Câmara de Comércio Brasil-Panamá avalia uso do canal para transporte de grãos

    Câmara de Comércio Brasil Panamá avalia uso do canal

    Presidente da Câmara de Comércio-Brasil Panamá, Giuliano Vitorino, convidou ATP para fazer parte dos debates

    O uso do Canal do Panamá, como alternativa logística para o escoamento da produção agrícola brasileira, foi o tema de reunião nesta segunda-feira (13) entre o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, e o presidente da Câmara de Investimentos e Comércio Brasil-Panamá (CICBP), Giuliano Vitorino.

    “Nosso olhar está na região do Arco Norte. A ideia é conectar todos os atores na Câmara para juntos termos mais vozes em uma negociação para o possível uso do canal”, afirmou o presidente da CICBP. Segundo ele, a câmara já possui acordos firmados com entidades como a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e o Porto do Itaqui (MA) para incentivar o início das negociações.

    Para o diretor-presidente da ATP, a iniciativa representa uma facilidade logística que pode diminuir os custos do transporte de grãos, principalmente, dos portos que operam na Região Norte do país e que têm maior proximidade com o Canal do Panamá. “A nova travessia, passando pelo Canal do Panamá, pode contribuir para aumentar a competitividade dos portos do Arco Norte em razão da redução do tempo do trajeto até os portos asiáticos. Porém, é necessário que os custos de passagem pelo canal permitam tornar essa nova rota, em termos de custos, mais atrativa em relação à rota atualmente utilizada”, salientou.

    Na ocasião, a Câmara Brasil-Panamá formalizou o convite para a ATP fazer parte dos debates que ocorrerão nos próximos meses entre representantes de entidades e do governo de ambos os países.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 16/05/2019
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF