Notícias

    Comandante da Marinha recebe dirigente da ATP para tratar de temas do setor portuário privado

    comandanteComandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior, com o Diretor-Presidente da ATP, Murillo Barbosa

    O Diretor-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, foi recebido nesta segunda-feira (28/1) pelo comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior. Na ocasião, trataram de temas ligados à qualificação do trabalhador portuário, praticagem, calado dinâmico e Projeto Barra Norte.

    O dirigente da ATP reforçou a importância da adoção do sistema de calado dinâmico nos portos brasileiros para permitir que os navios transportem mais carga e, com isso, haja uma redução do custo logístico do produto brasileiro. “O calado dinâmico representa mais segurança para as embarcações e maior capacidade de transporte de carga”, destacou.

    O cálculo do calado dinâmico é feito a partir de um programa que processa digitalmente as informações relativas a ventos, ondas e marés para recomendar o tamanho do “pé de piloto”, distância entre a quilha do navio e o fundo do mar. O aumento do calado também é importante para a Barra Norte do Rio Amazonas, completou o presidente da ATP. Isto porque a Região Norte é rota de escoamento da safra agrícola e registra aumento do volume transportado ano a ano, impulsionado pelos recordes de produção.

    Em relação à qualificação do trabalhador portuário, Murillo Barbosa ponderou que os recursos dos Terminais de Uso Privado (TUP) que vão para o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissionalizante Marítimo não retornam como benefícios aos empreendedores, já que os TUPs não utilizam recursos humanos dos Órgãos Gestores e Mão-de-Obra (OGMOs). Neste caso, é preciso haver um aperfeiçoamento na legislação para que os TUPs possam ser contemplados.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 30/01/2019
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF