Notícias

    Diretora da ATP fala sobre os Desafios da Equidade de Gênero no 2º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior

    Nesta terça, 15/03, a Diretora Executiva da ATP, Luciana Guerise, foi uma das palestrantes do 2º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior - EMEX 2022, com o tema “Mulheres, Comércio Exterior e Tecnologia”, realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB. O evento aconteceu das 9h às 17h30 e foi transmitido pelo canal da AEB no Youtube.

    No Painel “Desafios da equidade de gênero no segmento marítimo-portuário”, Luciana iniciou apresentando dados da pesquisa Women in the Workplace, com empresas dos Estados Unidos e Canadá, que mostra que a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho cresce conforme eleva-se o nível do cargo, atingindo o percentual de 78% versus 22% para o nível liderança sênior. Segundo o estudo, as grandes corporações já perceberam resultados operacionais e financeiros bem-sucedidos ao avançarem na contratação de mulheres, embora elas continuem sub-representadas em todos os níveis.

    Luciana ainda apresentou outro estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), com cerca de 13 mil empresas em 70 países, que reforça essa tese. Nele, constatou-se que cerca de seis em cada dez empresas concordam que a equidade de gênero melhorou seus negócios, com ganhos em criatividade, inovação e reputação, apesar das mulheres não representarem 30% dos Conselhos de Administração dessas empresas. “Nesse ritmo, segundo os estudos e pesquisas, o mundo ainda levará 59 anos para fechar essa lacuna da equidade de gênero. Eu acredito que o Brasil ainda deve levar 139 anos para isso, pois ainda está no 93º lugar no ranking de 156 países”, afirmou.

    Partindo para o mercado marítimo, Luciana relatou que apenas 2% desse universo são mulheres, a maioria no setor de cruzeiros, realizando serviços caseiros. E que no mercado portuário esse número não deve passar de 14%, mesmo as mulheres tendo mais qualificação. Como vice-presidente da Wista Brazil (Women's International Shipping and Trading Association), Luciana anunciou que no próximo dia 22 de março a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq vai assinar um acordo de cooperação técnica com a Wista para, finalmente, apresentar os dados do setor marítimo-portuário sobre o público feminino nesse segmento.

    Para finalizar, Luciana falou da importância senso crítico das empresas e das pessoas. “Os homens protagonizaram por muitos anos as lideranças empresariais por um aspecto positivo, mas também protagonizam a história pela ótica da violência. Esses líderes precisam ouvir as mulheres, para juntos fazerem um mundo melhor para se trabalhar. Essa mudança cultural é necessária!”, disse.

    Toda a programação do 2º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior, transmitido pelo Youtube, está disponível neste link.

     

    Tathiane Mesquita
    Coordenadora de Comunicação / Communication coordinator
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 /
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 18/03/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF