Notícias

    Patrícia Lascosque fala sobre o desafio da competitividade no Summit Portos

    Buscando melhorias e inovações para o porto de Santos e o mercado portuário brasileiro, o Summit Portos 2022 foi realizado dia 1º de setembro, em Brasília. O evento, organizado pelo Grupo Tribuna, teve como tema “Capacidade e Produtividade”.

    Entre outros convidados, Patrícia Lascosque, presidente do conselho diretor da Associação de Portos Privados (ATP) e Superintendente Institucional de Logística da Suzano, falou no último painel do evento: Desafios para o Aumento de Competitividade Brasileira.

    O Secretário Nacional de Portos, Mario Povia, falou do panorama atual do maior porto da América Latina. “Hoje, o complexo santista vive um bom momento, o que não significa que não pode melhorar. A desestatização é importante porque estamos em busca dessa governança mais ágil”, explicou. Bruno Nunes Sad, diretor da Secretaria de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, enfatizou que a melhoria em infraestrutura não pode ser garantida com investimento público. Para Mateus Szwarcwing, diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), um dos instrumentos para modernização dessa infraestrutura é o arredamento e citou o superterminal STS10.

    Já Patricia Lascosque, citou os dados de investimento da Suzano em logística para garantir a eficiência no escoamento da produção de celulose. “Hoje, produzimos algo em torno de 11 milhões de toneladas e exportamos 95% do nosso produto. Para fazer isso acontecer de forma consistente, temos investido tanto em infraestrutura como em superestrutura”. Patrícia ainda enfatizou que é fundamental menos burocracia e mais agilidade e eficiência do Estado para que a boa logística aconteça, mesmo com a maior parte do investimento sendo da iniciativa privada.

    Luis Claudio Montenegro, consultor de logística, falou que o nível de eficiência dos portos está no limite. “Temos um gargalo na capacidade, formando filas. Quando você cria capacidade, uma oportunidade de negócio que você não imaginava surge”, avaliou.

    Clique aqui e acesse o evento completo!

    Publicado em 02/09/2022
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF