Notícias

    Setor Portuário vai propor Sugestões para Manual do Ibama sobre Fauna Impactada por Óleo

    setor portuario
    Reunião do Comitê de Sustentabilidade da ATP contou com participação de cerca de 15 pessoas, entre representantes de empresas e de autoridades portuárias

    Os Terminais de Uso Privado (TUPs) e representantes de portos públicos estão empenhados em estudar e avaliar uma única proposta para aperfeiçoamento do Manual de Boas Práticas do Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna), elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação foi discutida ontem, em Brasília, na reunião do Sustentar, Comitê de Sustentabilidade da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

    “O setor está unido em prol de mudanças que atendam à legislação ambiental e que sejam exequíveis pelas empresas. Vamos discutir as propostas em conjunto e sugerir ajustes no manual”, afirma a diretora-executiva da ATP, Luciana Guerise. Segundo ela, todo o grupo elogiou a iniciativa do Ibama de convocar representantes do setor portuário para fazer a revisão do documento.

    Com o objetivo de alinhar os entendimentos sobre o tema, o Sustentar também convidou para a reunião os representantes de autoridades portuárias. Na véspera da reunião, na terça-feira (16/4), os membros do Sustentar foram recebidos pela equipe técnica do Ibama para uma ampla discussão sobre o tema. Na ocasião, foram apresentadas evidências, como estudos de caso, que podem colaborar para o aprimoramento do plano.

    Os representantes de empresas do setor portuário avaliaram que o resultado da reunião com o Ibama foi muito positivo porque o órgão se propôs a ouvir o setor sobre as necessidades de aperfeiçoamento do PAE Fauna em colegiado e não individualmente.

    O Sustentar é uma iniciativa da ATP e fundamenta-se no trabalho conjunto dos associados. O comitê tem como coordenadora Danielle Pinto, representante da Vale, e como vice-coordenador, Christiano Anhaia, do Porto Itapoá. A próxima reunião do grupo será em meados de maio, no Rio de Janeiro. O comitê irá discutir pontos críticos do PAE-Fauna.

     

    Joana Wightman
    Coordenação de Comunicação ATP
    Contatos: (61) 3032-1931 / 3201-0880 / 98483-5503
    comunicacao@portosprivados.org.br

    Publicado em 18/04/2019
    Image
    Image
    Image

    INFORMAÇÕES GERAIS

    SEDE

    SAUS Quadra 1 - Bloco J – Torre B - 7º andar. Ed. CNT
    CEP: 70.070-944 – Brasília/DF